O que conhecer no Sul da Itália? Hoje você vai ler um relato de uma ítalo-brasileira que morou na Itália para mergulhar na cultura e gastronomia deste belíssimo país.
Os destinos mais comuns na Bella Itália são Roma, Florença, Milão e Veneza. Cidades maravilhosas e riquíssimas em cultura. Mas que tal sair um pouco do óbvio e conhecer Reggio di Calabria e arredores, que se localiza bem lá no Sul deste incrível país.
Vamos ao texto de nossa amiga Priscilla Bedin, que teve esta bela oportunidade:
Reggio di Calabria
Reggio di Calabria, é uma cidade italiana localizada na ponta da bota. De beleza particular, é banhada por 2 mares: Ionico e Tirreno, e com uma rica, porém não tão conhecida historia.
Foi em Reggio di Calabria que Vittorio Emanuele pisou pela primeira vez como o primeiro Rei da Itália após a unificação do Norte com o Sul (foto nro 1 em homenagem ao primeiro rei da Itália).
Ao longo de sua história, a cidade enfrentou 2 grandes maremotos. Como uma das consequências, em seu subsolo está a antiga malha reticular urbanística greco-romana.
Termas romanas e gregas
Como grande parte das cidades européias, o antigo se mistura com o novo. Espalhadas pelo centro da cidade encontram-se termas romanas e gregas. Próximo ao Fórum se pode ver um pequeno Castelo. Na Piazza Itália, coração do Corso Garibaldi (principal rua de comércio da cidade), é possível ter acesso a parte de uma cidade romana. Já no Laboratório de Restauro da cidade estão as 2 estátuas de bronze mais antigas da humanidade.
O lado cultural de Reggio di Calabria
Além do lado cultural, a cidade nos proporciona uma das mais belas vistas do imponente vulcão Etna e da fascinante cidade de Messina, que fica do outro lado do stretto, na Sicília. Tudo isso ao longo da reestruturada Via Marina, onde também se pode praticar esportes, passear ou simplesmente descansar em um de seus bancos.
A gastronomia de Reggio di Calabria
A cidade apresenta uma gastronomia espetacular, que vai do mais simples salgado encontrado em todas as “Rosticcerias” da cidade. O famoso Arancino (salgado de origem árabe, lembra a coxinha, mas seu recheio é feito de arroz e temperos), passando pelos pratos a base de frutos do mar (são tantos que fica difícil de descrevê-los), finalizando com o delicioso gelato (o melhor da Itália, na minha opinião). Claro que não podemos esquecer da já famosa pasta italiana, coberta com o verdadeiro queijo ralado, o saboroso Parmigiano-Reggiano, copiado pelos alemães (formaggio parmiggiano) e muito conhecido no Brasil como queijo parmesão.
O verão em Reggio di Calabria e arredores
Durante o verão esta parte da Itália se transforma. Turistas chegam de todos os cantos da Europa, não só para visitarem Reggio, mas também as cidades vizinhas.
Umas das praias mais movimentadas é a bela e aconchegante Scilla (cerca de 30min de carro ou trem e 40 min de ônibus).
Outra sugestão é a praia de Tropea. Localizada à 1h30min de carro ou trem, a cidade encanta pela sua geografia, suas lindas vistas e pelo mar de tom azul jamais visto.
Você pode ver a Sicília a partir de Reggio di Calabria
Do outro lado do Stretto, na Sicília, se encontra Taormina. O acesso a cidade por si só nos proporciona belas paisagens. A cidade apresenta um antigo Teatro Grego, a rua mais estreita do mundo e lojas com todos os tipos de produtos que nos fazem perder alguns bons minutos. Mais informações sobre a cidade www.taormina.it.
Ainda na Sicília, em um dia se pode conhecer Messina. É em seu porto que os grandes navios cruzeiros atracam. A cidade apresenta uma bela igreja que em alguns dias, proporciona ao turista, um breve conto sobre parte de uma batalha. Bonecos e animais emitem sons e se movimentam.
Pentedattilo
Voltando ao sul da Itália, importante destacar que não temos só praias nos arredores de Reggio. Pentedattilo, a cidade fantasma que carrega uma historia trágica está a 40 minutos de carro. Foi naquele local que parte da família do Marques Alberti foi assassinada na noite de 16 de abril de 1686.
A cidade leva este nome pois apresenta a forma dos 5 dedos de uma mão. Hoje é possível caminhar pelas ruas do antigo reino dos Alberti tranquilamente. Acontece em Pentedattilo, todos os anos, o Pentedattilo Film Festival ( www.pentedattilofilmfestival.net.)
Amendolea
Outro local que vale a pena visitar é Amendolea. Localizada na área de origem grega, nos arredores da província de Reggio. Lá se pode caminhar por entre partes de um antigo castelo normamo. A vista daquele ponto é extraordinária!
Onde fica Reggio di Calabria?
A cidade Reggio di Calabria se localiza no extremos Sul da Itália, na província de Reggio Calabria, Região da Calabria.
São 500km a partir de Napoli, 700km a partir de Roma, 950km a partir de Florença, 1200km a partir de Veneza, e 1250km a partir de Milão.
Outros posts que podem lhe interessar:
- 11 razões para viajar de trem pela Europa
- 10 razões para viajar de carro pela Europa
- Epcot, o parque da Disney na Flórida que vale por dois
- Brasileira residente há 12 anos nos conta tudo sobre Milão
- Qual é a melhor época para visitar a Europa?
Que tal um cupom de US$20,00 para alugar uma casa no Sul da Itália?
Pelo link: Cupom de 20 dólares de desconto, você recebe 20 dólares de desconto por ter chegado ao site do AirBnB por indicação minha, e o melhor, eu também ganho os mesmos 20 dólares como um cupom para utilizar em uma próxima viagem. É isto que eu chamo de relação ganha-ganha!
Considerações Finais
O sul da Itália tem muito a nos oferecer, seja no verão ou no inverno. A região é muito pouco conhecida e visitada, principalmente pelos brasileiros.
Com suas belas paisagens, culinária que não deixa nada a desejar, e povo hospitaleiro, não faltam razões para você visitar o sul da Itália, e Reggio di Calabria pode ser sua base e ponto de partida.
Opa!!! Que ótima matéria e dicas!!! 😀
Consigo acesso fácil da Sicília para as ilhas de Malta???
Até logo! 🙂
Olá! Sou filha de pais italianos, vou levar os documentos pra Itália e adquirir minha cidadania por lá. Tenho familiares em Ciro superior e Ciro Marina.
Sou fisioterapeuta, gostaria de saber sobre alojamentos, em qual cidade do sul para trabalhar e morar. Tens algumas dicas?
Obrigada
Pretendo passar 30 dias no sul da Italia nos meses de outubro e novembro. Vou alugar um carro em Napoles e descer. É minha primeira vez nessa região, gostaria de sugestões de roteiros e saber do clima nessa época.
Abraços.
Olá, boa noite! Desde já parabenizo o site! Muito legal!
No dia 13-12 chego em Roma e ficarei por lá 3 dias. Quero muito conhecer a cidade de minha avó tão querida. Estou com muitas dificuldades sobre como chegar em Nicotera – Vibo Valentia (Região da Calabria). Poderia me ajudar ou me indicar sites de transportes até lá?
Muito obrigada!!!
Oi, Priscila! Procuro mais informações sobre Catanzaro… o que tem pra fazer por lá?
O transporte público lá é legal?
conheci todos esses lugares em 2010 , fui em julho e fiquei 3 meses , este ano vou em Dezembro mais ficarei 30 dias apenas , mais tentarei visitar o máximo possível apesar do inverno
Oi Alyson,
Estou programando viajar no período de 10 a 22novembro para Europa com mais 2 amigos. Mas como estamos fugindo um pouco do frio intenso, pensamos no sul da Itália. Você acha que daria para aproveitarmos bem esses lindos lugares nesse período? Costuma chover muito? Ou sugere outro destino?
Obrigada!
Olá Carolina.
A Europa toda é fria no inverno. Mesmo no Sul da Itália, não é calor que você vai encontrar.
No post O que visitar no Sul da Itália – Napoli você pode ver que meu amigo Juan relata ter encontrado bastante frio (mesmo que mais ameno que no Norte), em Napoli. Em algumas das fotos dá pra ver o casaco que as pessoas estão usando.
As temperaturas para a época que você mencionou devem ficar entre 13 e 20 graus Celsius. E os dias de sol devem dominar.
Não esqueça de passar por aqui na volta de sua viagem para nos contar um pouco de sua experiência.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Que linda! um dia ainda conheço a terra dos meus bisavós.
Boa Tarde! Que bom ter achado essa página! Meu noivo e eu estamos planejando nossa lua de mel, que será em setembro e pensamos em conhecer Roma e de lá ir pro sul, conhecer Reggio de Calábria, Tropea e Scilla. Infelizmente dispomos de pouca informação sobre essas 3 últimas cidades.
Vcs sabem como é a temperatura por lá nesse período? Tem dicas ou mesmo sites com dicas de locais pra ficar?
Obrigada!
As informações foram muito importante para mim,muito obrigado !
Obrigado Maria, ficamos muito felizes em saber que as informações publicadas no Blog ViagensDicas.com contribuem para melhorar as viagens de nossos leitores.
Grande abraço.
Alyson Regis Darugna
estou planejando uma viagem a Itália do dia 21 de dez. a 05 de janeiro.Eh muito frio?ou chuvoso?Pensei em visitarmos Florenca,Roma, Veneza,Pisa,Verona e Milao. Seria interessante alugar um carro para ir de um ponto a outro?Estaremos em 4, sendo o casal e dois filhos jovens.O que vc recomenda? Agradeco sua atenção.
Olá Ligia.
Obrigado por acompanhares o Blog ViagensDicas.com.
Eu percebi que o seu roteiro não inclui o sul da Itália, é isso mesmo?
Eu pergunto isto pois este post fala especificamente sobre o sul da Itália.
Sua dúvida se enquadraria melhor em um destes posts:
http://www.viagensdicas.com/europa/viajar-para-a-europa-no-inverno-e-com-neve/
http://www.viagensdicas.com/europa/melhores-paises-europa-para-visitar-inverno/
http://www.viagensdicas.com/dicas-de-viagem/looks-viagem-frio-neve/
http://www.viagensdicas.com/dicas-de-viagem/aproveitar-melhor-os-destinos-com-neve/
http://www.viagensdicas.com/europa/melhor-epoca-para-viajar-europa-inverno/
De qualquer forma, como você vai estar por lá no inverno, o frio será bastante intenso. Vestir-se em camadas é algo essencial nesta época do ano por lá.
Em locais mais altos, a chance de haver neve é maior, exigindo assim um pouco mais de preparação.
Sobre o uso do carro, eu gosto bastante de viajar pela Europa de carro. Há vantagens interessantes nesta abordagem, eu listo algumas delas no seguinte post:
http://www.viagensdicas.com/europa/razoes-viajar-europa-carro/
Espero ter ajudado. Em caso de mais dúvidas, é só avisar.
Grande abraço e aproveitem sua viagem.
Alyson Regis Darugna
Olá Alyson,
Eu meu marido e meus dois filhos estamos indo agora em meados de outubro e ficar 30 dias nessa cidade. Mas não gostamos de inverno. É um um frio tenebroso ou suportável nessa epóca? Moramos em Curitiba-pr, que é bastante frio, e não gostariamos de sofrer nas férias.
Priscilla !!
Estou programando conhecer o sul da Itália em Agosto, pensando em fazer Roma-Napoles de trem; Napoles-Reggio-Palermo de carro; Palermo-Napoles de barco.
O que acha? quanto tempo será necessário? o que devo priorizar?
Muito obrigado.
L.Rizzotto
Olá Nilton,
Focando no sul da Itália, temos as cidades de Catanzaro, Reggio di Calabria, Scilla e Tropea. Essas duas últimas são cidades mais de veraneio então se fores a partir de julho, um maior número de estabelecimentos estarão abertos.
Na parte da Sicilia, além de Messina destaco Taormina, Catania e Palermo.
Quanto a acomodação e alimentação, há vários B&B bem no estilo italiano, uma coisa meio família, bem como pequenos, mas bons restaurantes espalhados pelas cidades.
Se sobrar tempo existem passeios ao Etna e às Ilhas Eólias. Duas atrações muito procurados por lá.
Os sorvetes e doces do sul da Itália e da Sicília, na minha opinião são os melhores. Não deixe de experimentar.
Boa viagem!
Abraços,
Priscilla
Bom dia Alyson
Estamos iniciando nosso planejamento de viagem para a Italia e queremos umas dicas.
Vamos direto para Napoles e ficar na costa Amalfitana uns 4 dias. Em seguida queremos ir para o sul. Estaremos com carro mas estamos pensando em ir de ferry ate Messina, o que acha? Teremos mais 6 dias e voltaremos de Palermo para o Brasil. Que cidades vc recomenda para visitar,dormir, etc…?
Abracos e obrigado
Olá Nilton.
Obrigado por acompanhar o Blog Viagens Dicas.
A Priscilla, autora convidada para este post, responderá sua pergunta assim que possível, ela é a pessoa mais indicada para tirar sua dúvida.
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Socorro, Priscilla… quero ir de Roma a Pizzo na Calábria , de trem,e não estou achando nenhuma informação concreta. Help… obrigada..
Olá Helena!
Para Pizzo tens que pegar um trem com destino a Vibo Valentia – Pizzo. Ao chegar na estação é necessário então pegar um ônibus (SS18 é a linha) para o teu destino final, a pequena cidade de Pizzo.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Priscilla
Ótima dica Priscilla!
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Estou com problema semelhante. Estarei em Nápoles e depois devo ir para San Basile (próximo de Castrovillari).
O que acha melhor, carro ou ônibus? A informação que tenho que confirmar é de que o ônibus sai de Castrovillari (5 minutos de San Basila) à meia noite ou seis da manhã (bastante desconfortável sair da casa de parentes nunca visitados a esta hora).
Seria carro uma boa idéia, considerando que não falo italiano (bom inglês)?
Pedágio, colocar combustível é uma operação tranquila?
As estradas são bem sinalizadas?
Se fosse de carro pretenderia sair da cidade por volta de nove horas da manhã em direção a Roma e embarcar às 18:30h para o Rio. Acha viável?
Obrigado
Castrovillari-Roma(estação Tiburtina) : porta a porta, ÔNIBUS até
Castrovillari.
Oi Alyson! Queria saber se você pode me dar uma dica de roteiro para 10-12 dias na Itália. Partindo de Recife. Obrigada
Olá Willna.
Obrigado por prestigiar o Viagens Dicas.
As possibilidades de uso deste tempo na Itália são tantas que fica difícil de dar uma sugestão.
Depende muito do que você e seus companheiros de viagem vão querer ver.
Existem os destinos clássicos: Veneza, Firenze, Siena, Pisa, Roma, Milão, etc.
São todos sensacionais. Eu gosto muito das cidades menos badaladas e também as pequenas vilas, particularmente as de montanha.
Eu gosto de incluir, dentro do possível, Verona (ainda razoavelmente badalada), Genova (uma surpresa em nossa última viagem) Bellagio, Trento, Bolzano, Cortina d’Ampezzo, Fiera di Primiero e muitas outras.
É tudo uma questão de gosto e intenção. É importante salientar que para uma boa visitação de cidades pequenas o uso do carro alugado ajuda muito:
http://www.viagensdicas.com/europa/razoes-viajar-europa-carro/
Já para deslocamento entre cidades de maior porte, o trem se torna muito interessante.
Espero ter contribuído, apesar de achar que te confundi ainda mais com tantas opções.
Abraços.
Alyson Regis Darugna
Parabéns adorei o post,conheço todos os lugares mencionados e realmente o sul da Itália é lindíssimo, já estive 3 vezes e Reggio Calabria é o meu ponto de partida para vários locais de belezas naturais.Já estou planejando as próximas férias e irei até lá.
Que legal Elaine!
Muito obrigado pelo seu comentário. Se você possuir dicar mais específicas sobre os lugares em Reggio Calabria e arredores, deixe pra gente aqui.
Grande abraço,
Alyson Regis Darugna
Vamos as dicas então. A Via Marina é imperdível, para dar um passeio no final da tarde e apreciar a vista para a Sicília, no verão tem os Lidos que funcionam durante o dia para tomar sol com muita mordomia, bebidas e atrações musicais noite adentro com muita festa. Quem preferir um programa mais tranquilo, pode ficar pelas diversas Gelaterias ao longo da Via, a Sottozero tem o melhor sorvete que já degustei. Um pouco mais acima tem o Corso Garibaldi onde se encontra as lojas de grifes famosas e também outras com preços mais acessíveis, no final de cada estação tem as grandes liquidações. Próximo do Corso se localiza o Castelo Aragonese. Para quem gosta de clima mais ameno pode fazer pequenique em Gambarie a montanha mais alta da região em meio a muito verde com uma vista linda da calabria e da Sicília.
Saindo de Reggio em direção ao norte tem a pequena scilla com praias lindas e muita história, se localiza entre o mar e a montanha com várias atrações como o castello de Ruffo que vale apena entrar e explorar as salas, e uma das melhores vistas para a cidade e o mar com sua cor entre o verde e o azul turquesa. Tem também a pequena vila de pescadores Chianalea com suas ruas estreitas e charmosas, onde se localizam vários restaurantes de comidas tipícas e peixes dos mais variados, galerias de arte e hostel com vista para o mar. Para os aventureiros tem a Grotte Di Tremusa que são várias grutas em meio a uma paisagem verde maravilhosa. Enfim a cidade é um lugar imperdível.
Sempre na direção norte a próxima cidade é Bagnara que fica na montanha e é encantadora bem ao estilo da pequena scilla. Outra dica legal para quem tem tempo de explorar a região, é ir em direção a província de Vibo Valentia passando por Santa Elia, Palmi, Tropea, Capo Vaticano e Pizzo que são cidades históricas, com antiguidades e belos artesanatos e praias uma mais linda que a outra.
Partindo da Villa San Giovanne de tragueto que pode ser a pé, de carro ou de trem para a Ilha da Sicília chegando em Messina e fazer um tour por Taormina, Isolla Bella, Giardine Naxos, Castelmolla e várias outras. Do outro lado da ilha recomendo Capo D`Orlando, San Gregório e Brolo para descansar e curtir praias lindas. Outra alternativa é conhecer as Ilhas Eoli, as mais conhecidas são: Lipari, Panarea, Stromboli e Vulcano. As saídas podem ser de Milazzo uma cidade com várias atrações para todos os gostos.
Bom espero ter colaborado com as dicas, tem muitos outros lugares que não mencionei e são igualmente lindos.
O comentário ficou um pouquinho extenso, mas sou suspeita para falar dessa região porque simplesmente adoro. Obrigada!
Olá Elaine.
Muitas dicas e todas de excelente qualidade.
Obrigado por compartilhares tanto conhecimento de causa conosco!
Abraços.
Alyson Regis Darugna
Grata pelas dicas….estou indo agora em outubro e vou conhecer de perto essas maravilhas que vc indicou.
Elaine bom dia.
Esse seu roteiro, me parece ótimo, gostaria de saber, “de onde para onde’, e qual o tempo que voce levou, onde parar e dormir, desculpe as perguntas, e quem nunca estive nessa área, e pretendo ir esse ano.
Um grande abraço.
Olindo
Deu vontade de conhecer o Sul da Itália . Parabéns pelo texto.
Que legal Deysi! Obrigado por prestigiar o Blog!
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Parabéns para a minha amiga Priscilla Bedin pelo excelente relato. Fiquei com muita vontade de conhecer o Sul da Itália!
A Priscilla realmente está de parabéns!
Ótimo texto, direto ao ponto!