Europa Itália

O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

torre-di-pisa-duomo
Escrito por André Darugna

Se você tem um calendário de viagem apertado, porém, deseja incluir uma visita à famosa Torre de Pisa, fascinante por sua história e sua inclinação natural, este artigo é para você. Leia e saiba o que conhecer em Pisa em somente um dia de viagem, sem dormir na cidade, aproveitando para visitar os principais pontos turísticos e depois seguir para seu próximo destino.

Quero esclarecer inicialmente que a cidade de Pisa possui muitos outros atrativos além dos que citarei neste artigo, porém, muitas pessoas não possuem tempo para passar tantos dias em todas as cidades que desejam conhecer em sua viagem pela Itália.

Para elas, uma rápida visita a Pisa pode ser uma excelente pedida, poderão conhecer a Torre Inclinada, o Duomo di Santa Maria Assunta, o Batistério, entre outras coisas que fazem parte da região da Piazza del Duomo.

O que conhecer em Pisa: passeio de 1 dia

Primeiramente vou lhes explicar como farão para ter sucesso em sua viagem de somente um dia por Pisa na Itália, na verdade, alguns conselhos são importantes. Quando fui à Pisa e fiquei somente um dia por lá, eu estava viajando de carro, podendo escolher meus horários de chegada e partida, por esta razão pude seguir viagem não importando a hora que terminou meu passeio.

Optei por seguir viagem a Florença durante a noite, após esta rápida passagem por Pisa, o fato é que a Itália oferece tantos atrativos, muitas vezes precisamos priorizar outros destinos. A Torre Inclinada de Pisa é incrível e vale a pena visitá-la, por isso optamos por fazer este passeio mesmo com a limitação do tempo.

mapa genova pisa florenca 600x309 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

De Gênova para Pisa e de Pisa para Florença, 400km em um dia.

Minha recomendação é acordar cedo na cidade anterior (em meu caso foi Gênova, clique e saiba mais sobre Gênova), tomar café da manhã e seguir viagem em direção a Pisa, tente chegar antes das 11 da manhã para poder aproveitar umas 6 horas no local. Após o passeio tome um café da tarde e siga viagem, em meu caso de Pisa fui pra Florença que fica a tão somente 83 quilômetros de distância, em menos de uma hora e meia pude chegar ao hotel, tomar banho, jantar e descansar.

Ao fazer este trajeto Gênova – Pisa – Florença, você estará percorrendo 400 quilômetros em um dia, algo totalmente possível, ainda mais ao dividir a viagem em duas partes.

A dica é: programe-se, é possível mas você terá de ficar atento aos horários, sobretudo se estiver viajando de trem.
Ainda não comprou sua passagem para a Itália? Faça sua busca e encontre o melhor preço aqui.

Piazza dei Miracoli – O que conhecer em Pisa

A belíssima praça da catedral acolhe os mais conhecidos pontos turísticos da cidade de Pisa, um complexo arquitetônico imperdível e surpreendente. Na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) em Pisa você irá conhecer os monumentos religiosos mais importantes da cidade, como a Torre Pendente, o Duomo, o Battistero e o Camposanto (cemitério).

entrada piazza del duomo 600x421 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Entrada da Praça dos Milagres, principal espaço turístico de Pisa.

Abaixo, deixo o detalhe de cada um destes monumentos, aqueles que você tem que conhecer em Pisa na Itália, também, como informação complementar escolhi e citei outros pontos turísticos para aqueles turistas que possuem mais tempo e podem passar dois ou três dias na cidade.

piazza del duomo pisa 600x400 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Os três principais atrativos da Piazza dei Miracoli em Pisa na Itália.

Torre Inclinada – O que conhecer em Pisa

Com certeza “La Torre Pendente di Pisa” é o ponto máximo da cidade, um emblema, conhecido em todo o mundo. É surpreendente a história da torre, que a cada ano se inclina mais, embora a prefeitura da cidade não meça esforços para frenar sua inclinação.

Saber que novas gerações poderão não ter a oportunidade de conhecê-la de pé deixa os visitantes arrepiados, vale a pena visitar a Torre, um espetáculo da arquitetura.

A Torre di Pisa foi construída entre os séculos XII e XIV, ela ficou inclinada pois o terreno cedeu, isso já nos primórdios da construção, até os dias de hoje ela permanece assim, recebendo turistas dos quatro cantos do mundo, maravilhados pelo fato histórico.

torre di pisa 600x656 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Eu e minha esposa em frente à Torre di Pisa na Itália.

Os engenheiros que analisaram a inclinação da torre dizem que ela nunca irá cair, embora nos cause uma sensação de medo, é muito seguro visitar a Torre di Pisa. A Torre foi projetada por Diotisalvi, o mesmo arquiteto que estava construindo o Batistério, presente na mesma praça.

A Torre di Pisa foi proposta como uma das sete maravilhas do mundo moderno, embora não tenha ganho, ela realmente é um dos pontos turísticos imperdíveis da Europa e do mundo.

brincadeira classica em pisa 600x675 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Uma das brincadeiras clássicas que todo turista faz em Pisa.

Subir ao topo da torre tem um custo de €18 por pessoa, o horário das visitas é das 9h00 às 19h00, todos os dias de março a outubro. Já no período de inverno, entre novembro e fevereiro o horário é reduzido, das 9h30 às 17h00.

Catedral de Santa Maria Assunta – O que conhecer em Pisa

Outro dos monumentos que você pode visitar em uma passagem rápida por Pisa é “Il Duomo di Santa Maria Assunta”, a catedral da praça. Foi desenhada pelo arquiteto Buscheto, que juntou as tradições clássicas e elementares da arte da Romandia.

Sua construção iniciou no ano 1064, juntamente com o início das obras de reconstrução da Basilica di San Marco em Veneza.

Dizem que naquela época existia uma rivalidade muito forte entre as cidades, que brigavam por ser quem construísse os mais belos locais de culto da religião católica. Visitar a catedral é gratuito, mas dependendo da época do ano você poderá enfrentar grandes filas, algo comum no verão europeu.

duomo di santa maria assunta pisa 600x400 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

A catedral de Santa Maria Assunto é outro dos lugares que você tem que conhecer em Pisa.

Fique atento aos horários de visitas, no inverno a catedral é aberta das 10h00 às 12h45 e das 15h00 às 16h45 (dias de semana), já nos finais de semana ela somente abre de tarde das 15h00 às 16h45. Já em outras épocas do ano (primavera, verão e outono) ela abre todos os dias das 8h00 às 20h00.

duomo pisa interior 600x476 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Vista do interior do Duomo di Santa Maria Assunta.

Batistério – O que conhecer em Pisa

Das mãos do arquiteto Diotisalvi, no ano de 1153, foi dado o ponta-pé inicial para a contrução do “Il Battistero di Pisa”, um monumento clássico da arquitetura européia, que possui um formato redondo, com uma cúpula belíssima. Este é o maior batistério da Itália, com algumas características peculiares, por exemplo, é possível observar que a construção foi feita utilizando vários tipos de material, a justificação disto é a falta de dinheiro, que de tempos em tempos obrigava os construtores a modificar o projeto original.

Pelo mesmo motivo (falta de dinheiro) se atribui a ausência de afrescos no teto, comum em construções religiosas e previsto no projeto original do Battistero di Pisa.

Para visitar o batistério você precisará comprar um passe, ele lhe dará direito a visitar também o Museo dell’Opera del Duomo, custando €5 por pessoa. O horário de visitas é: de novembro a fevereiro das 10h00 às 16h30, e de março a outubro das 9h00 às 18h30.

battistero di pisa 600x400 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Battistero, um dos lugares que você tem que conhecer em Pisa.

O batistério está fechado nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, fique atento para não dar com a cara na porta, viajar nesta época é sempre mais barato, mas tem alguns inconvenientes, não é só o batistério de Pisa que está fechado nesta época.

Camposanto Monumentale – O que conhecer em Pisa

O Cemitério Monumental de Pisa é considerado por muitos um lugar sagrado, lá estão enterrados os personagens mais ilustres da cidade, um ambiente com obras de arte da idade antiga (etruscos), dos tempos dos romanos e medievais, até as obras-primas do século passado.

As paredes das tumbas dos mortos é feita de mármore branco, de arquitetura simples, no centro do jardim você irá encontrar os túmulos das personalidades mais importantes, alguns inclusive em sarcófagos romanos.

interior camposanto 600x393 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Interior do Camposanto em Pisa.

Sem dúvidas um dos cemitérios mais visitados do século XIX, e um dos mais importantes da Itália. No ano de 1945 sofreu um bombardeio durante a Segunda Guerra mundial, várias de suas obras de arte foram danificadas. O trabalho de restauração prossegue até os dias de hoje.

As obras danificadas podem ser observadas no Museo delle Sinopie, também na cidade de Pisa.

Outros pontos para conhecer em Pisa

Se sua visita à Pisa será um pouco mais longa, digamos dois ou três dias, saiba que existem muitos lugares dignos de se visitar, Pisa é uma cidade de arte, arquitetura incrível e muitos atrativos.

Abaixo listarei alguns dos pontos turísticos de Pisa que você precisa conhecer:

  • Museo delle Sinopie (é possível visualizar uma coleção de obras de arte que foram retiradas do Camposanto após o bombardeio de 1945);
  • Museo dell’Opera del Duomo (possui uma coleção de obras de arte que fizeram parte das construções da Piazza del Duomo);
  • Piazza dei Cavalieri (foi nesta praça que foi proclamado o fim da independência de Pisa, no ano 1406);
  • Palazzo della Corovana (localizado na Piazza dei Cavalieri, hoje é sede da prestigiosa Scuola Normale Superiore di Pisa, criada por Napoleão Bonaparte);
  • Chiesa di San Francesco (construída a partir de 1276);
  • Chiesa di San Nicola (construída a partir de 1097);
  • Chiesa di Santa Maria della Spina (construída a partir de 1230 às margens do rio Arno);
  • Borgo Stretto (uma das regiões mais famosas de Pisa, localizado bem atrás das arcadas medievais do rio Arno);
  • Palazzo dei Medici (os Medici governaram Pisa entre 1392 e 1398);
  • Palazzo Reale (construido em 1559, com representações de Galileo Galilei e os planetas que ele descobriu com seu telescópio);
  • El cantiere delle navi antiche di Pisa (um museo arqueológico, com restos de embarcações e um porto urbano em quase perfeito estado de conservação);
  • I Lungarni di Pisa (é possível fazer um belo passeio de barco, para visualizar as curvas do rio Arno e a arquitetura medieval local);
lungarni di pisa 600x399 O que conhecer em Pisa na Itália? Roteiro e dicas para 1 dia de viagem.

Passeio de barco: I Lungarni di Pisa, pelo rio Arno, com maravilhosa vista da cidade.

Considerações Finais

Pisa é uma cidade bastante movimentada, com vários atrativos, porém, muitas pessoas (inclusive eu em minha rápida passagem) subestimam o potencial dela, pensando que seu único atrativo é a Torre Pendente.

Se você tem pouco tempo e deseja muito conhecer a torre inclinada, famosíssima em todo o mundo, vale a pena fazer uma passagem rápida pela cidade, mas, se conta com mais tempo deixe Pisa lhe surpreender, com certeza a cidade irá lhe proporcionar bons momentos.

Outros destinos que fizeram parte de meu itinerário:

Debate:

  • Você já foi à Pisa? O que mais gostou da cidade?

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro profissional, adora viajar e foi vencedor de 2 prêmios no Top Blog 2011. Além de publicar neste blog também escrevo no iPad Dicas.

13 Comentários

Deixe um comentário