Viagens para a Itália costumam significar algo mais ou menos assim: Veneza, Florença, Siena, Roma, e talvez Milão. Tudo isto é ótimo, sem dúvida alguma. Mas muitos viajantes, ao visitarem a Itália, deixam de lado aquilo que há de mais charmoso em qualquer país europeu, as cidades pequenas, e no Norte da Itália, há uma abundância delas.
É nas cidades pequenas que você poderá ver o país em sua forma mais crua e natural. As grandes cidades estão ficando cada vez mais padronizadas, não importando mais tanto em que país você está. Já nas as cidades pequenas, principalmente as do Norte da Itália, você poderá ver um pouco das características daquela região específica, tanto na arquitetura, quanto no comportamento dos que lá habitam.
Em busca de um roteiro para programar sua visita por estas belas cidades? Veja também:
- Roteiro circular por pequenas cidades do Norte da Itália
- Veja o passeio da Isa, do Italia per Amore pelas Dolomitas
Hoje vamos discutir algumas cidades pequenas do Norte da Itália que, em minha opinião, merecem ser visitadas, seja pelo seu charme, arquitetura, gastronomia, ou, pelo menos, para sair um pouco do buzz daquelas cidades que estão no roteiro de todos os turistas que viajam para a Itália.
Marostica
Em Marostica, o muro medieval que separava a cidade em si do seu exterior está 100% conservado, e ele é bem visível para qualquer visitante.
Você pode estacionar perto do portão que dá acesso à cidade antiga. Já logo ao estacionar você vê a grandiosidade da muralha, que, na parte onde você estaciona, está no mesmo nível que você, mas que, ao longo do perímetro da cidade, sobe a montanha que está por trás de Marostica. Um visual incrível.
Há várias trilhas em que você pode passear por dentro dos muros e subindo a montanha, todas claramente demarcadas por placas indicativas.
Na praça central de Marostica ocorre um famoso evento em que um jogo de xadrez, onde as peças do tabuleiro são pessoas trajadas, ocorre à cada dois anos.
Nos corredores cobertos que ladeiam a praça central, com suas fachadas em arcos, encontram-se deliciosos cafés e lojas.
Marostica é uma ótima cidade pequena para ser visitada e aproveitada sem pressa, caminhadas por seus corredores cobertos ou até mesmo suas trilhas é algo bastante agradável de se fazer.
Cortina d’Ampezzo
A pérola das Dolomitas, belíssima cadeia de montanhas do Norte da Itália, parte dos Alpes.
Cortina d’Ampezzo é um Resort de ski altamente badalado no inverno, mas que também é uma linda cidadezinha de montanha no verão, quando Cortina d’Ampezzo também é muito procurada por pessoas interessadas em esportes de verão, como trecking, bike, entre outros.
Cortina possui diversos hotéis e restaurantes de ótima qualidade. A cidade possui um visual incrível, rodeada pelas belas montanhas Dolomitas.
Cortina também possui aqueles tradicionais corredores de arcos, onde você pode caminhar observando as lojas e cafés enquanto protegido de sol, chuva ou até mesmo da neve.
Como Cortina d’Ampezzo é pequena mas nem tanto, o ideal é hospedar-se aqui, para aproveitá-la melhor e utilizá-la como base de exploração para suas cidades próximas, como as várias Cadore (Cibiana di Cadore, Ospitale di Cadore, Perarolo di Cadore, Pieve di Cadore, Vodo di Cadore, …), à Sudeste de Cortina, e Passo Cimabanche, Tre Cime di Lavaredo, Dobbiaco, Brunico, ao Norte.
Trento
Trento nem é tão pequena assim, possui mais de 100 mil habitantes, mas possui características de cidade pequena, então ela ganhou o direito de fazer parte desta lista.
A sede da Contra-Reforma e do Conselho de Trento é muito mais do que o local onde foram decididos quais os livros que iriam para a Bíblia e passariam a ser considerados oficiais, e quais seriam os apócrifos. Trento é uma belíssima cidade encravada em meio às montanhas.
Logo na entrada da cidade, há um castelo muito bonito, o Castello del Buonconsiglio. Você pode fazer visitas guiadas a este castelo.
Visitar o centro de Trento a pé é muito agradável, ele é cheio de lojas que levam até a praça principal onde se encontra a bela igreja principal da cidade.
Verona
Verona, a cidade de Romeu e Julieta, não é uma cidade pequena, mas também entrou em nossa lista de cidades imperdíveis do Norte da Itália.
Além de Verona ser uma cidade linda e possuir muitas atrações, com destaque para sua arena, belas igrejas, castelo, e ainda contar com toda a magia da estória de Romeu e Julieta.
Verona é uma cidade muito chique, ela possui lojas das mais importantes marcas europeias, além das pessoas andarem elegantemente vestidas pelas ruas. Se você quiser ver gente elegante e bem vestida, vá à Verona principalmente no inverno.
Lamon
Sou suspeita com relação a falar de Lamon, por ser ela a cidade dos antepassados italianos do meu marido. De qualquer forma, Lamon, na província de Belluno, é uma agradável vila de montanha.
Lamon tem a característica de não ser passagem pra lugar nenhum, tudo bem, ela possui 3 saídas / acessos. Um para Feltre, no Veneto , um para Castello Tesino, e um para Fiera di Primiero, estas duas localidades se encontram na província de Trento. Mas ninguém precisa passar por Lamon para ir a algum destes lugares. O que confere à Lamon um interessante ar de isolamento.
Um dos centros focais de Lamon é o imponente Monte Coppolo, com seus 2069m acima do nível do mar. Você pode subir até o topo do Monte Coppolo por trilhas sinalizadas, inclusive com bancos para descansar à cada tantos metros, ao chegar lá no topo, você pode desfrutar de uma incrível vista de 360 graus, tanto da província de Belluno, Vêneto, para um lado, quanto para a província de Trento, no Trentino – Alto Adige para o outro lado.
A culinária de Lamon é também algo a ser explorado, seu já mencionado isolamento torna sua culinária bastante particular e diversa. Um dos produtos locais, o Feijão de Lamon (Il fagiolo di Lamon) é bastante explorado tanto em Lamon como na região. O sucesso do Feijão de Lamon é tanto que ele até mesmo possui uma festa própria, a Festa del Fagiolo, onde se pode provar os mais diversos pratos onde o ingrediente em destaque é o Feijão de Lamon.
Fiera di Primiero
Fiera di Primiero fica a somente 16km de Lamon, mas já fica na província vizinha, a província de Trento.
O caminho entre Lamon e Fiera di Primiero já é algo que merece ser visto. Com seus túneis cortando as montanhas, e seu lago da represa de geração de energia, é um belo caminho.
Fiera di Primiero é a menor cidade em área territorial de toda a Itália, o que a torna ideal para um passeio a pé. Possui o tipo de arquitetura clássico de cidades de montanha.
Bellagio
Se você gosta de belas cidades italianas à beira de lagos e montanhas, então Bellagio deve passar a fazer parte do seu roteiro. Bellagio está localizado no fundo do vale, às margens do Lago di Como.
Bellagio dá inclusive nome a um hotel em Las Vegas.
Bellagio entrou em nosso roteiro como um caminho com menos auto-estradas e mais belezas naturais em nosso deslocamento entre Verona e Luzerna, na Suíça. Para este trajeto, programamos chegar ainda de manhã em Bellagio, almoçar ali, e seguir depois com a balsa que atravessa o Lago di Como até sua margem Oeste, na cidade de Menaggio, de lá até a fronteira com a Suíça são apenas mais 21km.
Bolzano
O encontro de dois idiomas e culturas pode ser visto com muita clareza em Bolzano (em italiano), ou Bozen (em alemão). Você pode se comunicar em praticamente em qualquer lugar desta cidade escolhendo um destes dois idiomas. A cidade é bilíngue, mas há ainda um terceiro idioma falado por aquela área, a língua Ladina.
Isso nos surpreendeu bastante quando estivemos pela primeira vez na cidade, e, os atendentes das lojas, praticamente sempre faziam o cumprimento inicial nos dois idiomas: “Guten Morgen”, seguido de “Buongiorno”.
Bolzano possui uma extensa área com lojas que possuem calçadas cobertas, sob arcos, muito bonita, chamada Via dei Portici. As lojas, quando vistas de fora, parecem pequenas, mas ao entrar estas possuem pisos subterrâneos, até 3 em alguns casos.
Bolzano disputa com Bologna anualmente o posto de cidade com melhor qualidade de vida entre as cidades italianas.
A Catedral de Bolzano, uma igreja gótica do século 16 é uma grande atração da cidade.
Bassano del Grappa
Uma belíssima cidade velha, ainda com os muros preservados, pode ser vista em Bassano del Grappa.
Um dos grandes destaques de Bassano del Grappa é a Ponte degli Alpini, que foi projetada pelo arquiteto Andrea Palladio in 1569, tendo sido destruída e reconstruída diversas vezes, a última delas foi na segunda guerra mundial.
Bassano é também a cidade natal de Renzo Rosso, o fundador da marca de roupas Diesel.
A cidade é conhecida também por ter sido criada lá a bebida Grappa, feita com o bagaço da uva, de certa forma um sub-produto da produção vinícola.
Belluno
A capital da província de mesmo nome, Belluno é uma bela cidade encravada em meio à montanhas. Belluno foi considerada a Cidade Alpina do Ano de 1999.
Como Belluno é servida por uma boa auto-estrada à partir de Veneza, ela torna-se uma ótima opção para iniciar sua incursão pelos Alpes na parte das Montanhas Dolomitas.
Trajetos entre as cidades citadas acima
Os trajetos entre todas estas cidades são fáceis, com ótimas estradas e, em alguns casos, auto-estradas. As distâncias também são bastante pequenas. Em alguns casos bastam alguns minutos para você se deslocar entre uma cidade e outra. Em muitos casos em 1 hora você percorre o trajeto entre duas delas. A maior distância seria entre Bolzano e Bellagio, com aproximadamente 350km. Mas como entre estas duas cidades existem outras que você pode visitar, dificilmente você fará o trajeto inteiro sem paradas.
Razões para visitar cidades pequenas do Norte da Itália
- Um clima mais autêntico e representativo daquela área ou região.
- Gastronomia mais original e com menos ou nenhuma armadilha para turistas.
- Facilidade de estacionar o carro e passear pela cidade à pé.
- Preços mais baixos em tudo, principalmente alimentação.
- Você se destacará, pois poucos turistas visitam algumas destas cidades, o que acaba facilitando a interação com os habitantes locais.
- Disponibilidade de trilhas para caminhadas nas montanhas se for verão, e proximidade de estações de Ski se for inverno.
- Uma das razões pelas quais estas cidades não cresceram muito, isolamento geográfico e restrições na disponibilidade de terrenos em função do perfil montanhoso em muitas destas cidades são exatamente o que as torna tão charmosas.
Outros posts que podem lhe interessar:
- 11 razões para viajar de trem pela Europa
- 10 razões para viajar de carro pela Europa
- Os 7 Hábitos dos Turistas Altamente Irritantes
- Brasileira residente há 12 anos nos conta tudo sobre Milão
- Qual é a melhor época para visitar a Europa?
Se deslocando de trem pelo Norte da Itália
Tanto faz se você escolher se deslocar de trem ou carro pelo Norte da Itália, você terá ótimas experiências.
No vídeo abaixo estou me deslocando de trem, é um vídeo bem antigo, gravei em 2007, com uma câmera de baixa resolução. Dêem uma olhada.
Que tal um cupom de US$20,00 para alugar uma casa ou apartamento no Norte da Itália?
Pelo link: Cupom de 20 dólares de desconto, você recebe 20 dólares de desconto por ter chegado ao site do AirBnB por indicação minha, e o melhor, eu também ganho os mesmos 20 dólares como um cupom para utilizar em uma próxima viagem. É isto que eu chamo de relação ganha-ganha!
Considerações Finais
Seja qual for o motivo que lhe levar para uma destas pequenas (ou nem tanto) cidades do Norte da Itália, certamente você aproveitará bastante o passeio.
Você vai gostar de qualquer forma, mas se tiver uma queda por túneis intermináveis, montanhas de cair o queixo, Ski no inverno, trecking e esportes de verão, culinária peculiar e, principamente (com exceção de Verona), a quase ausência das armadilhas para turistas, não há como não gostar destes encantadores lugarejos e pequenas cidades.
Ola Patricia, muito bom seu post, vai me ajudar muito.. vou ter que viver por quase 2 meses na Itália, fazendo um trabalho em Milão, mas não gostaria de morar la, poderia me indicar uma cidade onde eu poderia ir e voltar todo dia? Gostei muito dessas que voce indica, mas como a oferta e grande, visto que essa e uma bela região, estou perdida! Obrigada
Oi Patrícia, excelentes dicas.Estou morando no norte da Itália há seis meses e, desta lista, só conheço Bassano e acho encantadora também. Mas não podia deixar de mencionar Asolo, na Província de Treviso, uma das aldeias mais lindas da Itália. Vale a pena conhecer e se encantar com as paisagens e arquitetura que revela uma Itália medieval e cheia de histórias.
Olá, Patrícia.
Estou iniciando o planejamento para viajar para o norte da Itália em dezembro-17 e janeiro-18. Itália traz sempre um doce problema, né? Afinal, são tantos lugares bacanas pra conhecer que a gente fica perdido.
Bem, minha viagem vai de 14-dez a 07-jan. Pretendo conhecer Milão e alguma coisa nos arredores, esticando até Lucerna. Vou passar duas noites em Turim. E pretendo fazer esse roteiro que você postou aqui, o qual gostei muito. Tenho muitas dúvidas! Gostaria de poder contar com sua ajuda para solucionar algumas delas.
1ª. Quantos dias você sugere para o seu roteiro?
2ª. Quais as cidades-base?
3ª. Meio de locomoção. Considerando o período, aconselharia alugar um carro? As estradas ficam tomadas por neve ou dá para dirigir numa boa? Tenha em conta que estarei com uma criança de 4 anos, rsrs.
4ª. Como vou passar Natal e Réveillion por lá, provavelmente dentro desse circuito que você postou, alguma sugestão para essas datas? Nada chique, glamouroso etc. Quanto mais próximo da cultura local, melhor.
5ª. Por fim, minha filha quer é ver neve! rsrsrs. Essa viagem é mais para ela do que para mim e para minha esposa. Nessas cidades – e no norte da Itália em geral – é garantia de neve para o período, correto?
Agradeço imensamente pela ajuda, ao mesmo tempo em que parabenizo pelo blog. Tenho lido várias matérias nele.
Abraços.
Rômulo
Bom dia, Patrícia!
Muito boas as suas dicas. Irei para Itália em junho e nosso foco e vamos ficar mais no Norte mesmo. Chegarei por Veneza, quero ir às Dolomitas e depois ao lago di Garda, Verona e depois Cinque Terre, Toscana e Roma. Gostaria de saber se você recomenda fazer esse trajeto até a Toscana de carro. Estaremos em 4 pessoas. Dá pra ver um pouco das Dolomitas sem ficar hospedado lá? O plano era ir de Veneza, passar o dia e seguir para dormir em alguma cidade no Lago di Garda. E se sim, que trajeto fazer? Passar por quais cidades? Muito obrigada, desde já. Araços!
Mariana
OLA PATRÍCIA, OTIMAS INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS. TAMBÉM SOU TEU COLEGA PROFISSIONAL, JÁ HÁ 33 ANOS. AGORA SOU PASTOR EVANGÉLICO, MORO EM PALMAS-TO., MEUS AVÓS ERAM ITALIANOS. DESSAS CIDADES OU DE OUTRAS DA REGIÃO NORTE, POR FAVOR, QUIAS AS QUE TÊM MAIOR NÚMERO DE BRASILEIROS? ESTAMOS QUERENDO CONHECER A REGIÃO E QUEM SABE MUDAR DE LOCAL DE RESIDÊNCIA. PARABÉNS PELO TRABALHO. FELIZ NATAL, BOAS FESTAS E ÓTIMO ANO NOVO.
Adorei o seu artigo achei super completo e repleto de lugares magníficos. Me dá ainda mais vontade de conhecer esses lugares.
Bjos.
Oiii Patricia, Tudo bem?? Você comentou que era suspeita de falar da cidade deLamon, por ser ela a cidade dos antepassados italianos do meu marido.
Meus tataravô era de lá.. Antônio Forlin, vc conhece alguém lá de sua família? eu estou tentando retirar a cidadania italiana.
Olá. Acabei de ler seu post. Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
Estou com dúvida em qual cidade visitar nas Dolomitas: Bolzano ou Cortina D’Ampezzo.
Iremos [de carro] no início de maio do ano que vem e vamos ficar apenas 3 dias (o dia da chegada, mais um dia e o dia da saída).
Não consigo decidir qual cidade é melhor para visitar na primavera.
Se você conseguir me ajudar, você me salvaria.
Graciele
Bom dia Patrícia, estou com ida marcada para Italia em fevereiro, irei terminar o processo de cidadania italiana em alguma cidadezinha no norte da Itália, problema que não sei bem qual e irei acompanhado dos meus dois filhos (9 e 5 anos) e minha esposa, acha loucura eu passar 15 dias em um lugar desconhecido com duas crianças, ou pelo que vc conhece do país as crianças irai curtir? Obrigado
Marcelo Machado
Olá Marcelo.
O Norte da Itália é maravilhoso e ficar em uma cidadezinha lá será uma experiência incrível tanto para você como para seus filhos. Em fevereiro vocês provavelmente pegarão até neve, principalmente se for uma cidade nas montanhas, então será bem diferente para as crianças. Aproveitem para fazer bastantes passeios diurnos e aproveitar o máximo os dias que são mais curtos. Tenho certeza que as crianças irão adorar!
Um abraço,
Patrícia
Olá,Patricia.
Estou procurando uma localidade italiana que consta na documentação de chegada do meu avô no Brasil.
No papel está escrito “Guardei”….tentei de algumas formas identificar se é cidade,vilarejo,mas sem sucesso.
Já ouviu falar?
Bjos
Pechiera del garda?, Norte da Itália.
Ola Patricia,
Voce poderia me fazer uma sugestao de viagem de lua de mel entre milao e Veneza??
se voce tiver sugestao de hoteis, restaurantes e pontos turisticos ficarei muitissimo agradecida.
No Aguardo
Marcia
Espero que vocês tenham gostado do roteiro Márcia e que a viagem tenha sido inesquecível!
Beijos,
Patrícia
Oi…gostaria de comentar sobre Castel Pergine , em Pergine,perto de Trento…é um lugar maravilhoso.Um abraço e parabéns pelas informações sobre o norte da Itália,um lugar inesquecível
Oi Maria.
Obrigado pelo depoimento.
Você tem fotos de lá?
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Gostaria de saber como faço para ir ao norte da Itália saindo do Brasil. Teria que ir até qual cidade?
Olá Olinda.
As cidades ideais de chegada são Milão ou Veneza.
Abraços,
Patrícia
A opção mais viável seria Innsbruck que fica a uma hora e 15 de Bressanone, ou também pode ver Munique que são 3 horas.
Patrícia,
Certa vez dentro de um carro aqui em SP a caminho de uma reunião de trabalho ( construção e incorporação ), surgiu um comentário justamente pela mesma motivação de sua BELA e FRUTÍFERA matéria, isto é, lugares na Itália tão encantadores quanto as cidades mais famosas ( são muitos por todo o país ), porém, pouco conhecidos aos olhos dos menos informados.
E uma pessoa comentou sobre uma pequena cidade que existiria ao norte que seria muito encantadora, pela sua geografia e outros detalhes lembrando muito Mônaco e ou Nice ( na França ).
Vc saberia algo sobre isso?
Abraços e obrigado!
Cláudio
Queridos Alyson e Patrícia,
Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo belo e informativo post dessa linda região italiana, ao que me parece, tão pouco explorada por nós brasileiros.
Estarei viajando com minha família, no começo do mês de fevereiro, e escolhi como base para esta região a cidade de Trento, onde alugaremos um carro para fazer as cidades próximas.
Pergunto-lhes:
Que regiões, partindo de Trento, vocês indicariam que fizéssemos?
Nesse período está nevando nos alpes, há risco para quem não tem experiência em dirigir nessas condições?
Antecipadamente agradeço suas contribuições!
Abraços!
Cláudio Mesquita.
Olá Patrícia, adorei sua reportagem. Estou planejando viajar com minha filha em agosto/setembro de 2016 para a Itália. Já conheço Veneza, Florença, Roma, mas minha filha não conhece. Primeiramente visitaremos estas cidades e depois partiremos para o norte da Itália. Neste sentido, gostaria de saber quais as cidades que vale a pena ser visitadas e como é o clima nesta época, opções de pontos turísticos, etc.
Obrigada.
Abraços, Anézia
Parabéns pelos belos comentários. Já conheço uma parte do norte da Itália, viajaresmos agora dia 13/12 para Trento, mas as suas dicas foram muito importante para nós.
Tenho certeza que visitarei algumas cidades mencionadas.
Obrigado Levi.
Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Adoro Trento, acho uma cidade fantástica.
Você certamente vai gostar das outras cidades mencionadas.
No caminho de Trento para o Vêneto há o Lago di Caldonazzo. Muito bonito.
Eu comi certa vez no Lido di Caldonazzo, à beira do lago. Comida boa e pessoas simpáticas atendendo, acredito que era mãe e filho. Eles falam alemão e italiano (talvez inglês também).
Hotel Lido
Restaurante
Endereço: Via Lungo Lago, 1, 38052 Caldonazzo TN, Itália
Somos quase vizinhos, você deve ser de Rio do Sul (deduzi pelo endereço do email), eu sou de Blumenau. Por aqui e Ascurra tem família Dalfovo também.
Me conte mais detalhes sobre a sua viagem.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
oi Patricia, parabéns pelas dicas do Norte da Itália. Vou estar em Bergamo do dia 15 a 30 de dezembro, mais minha irmã, meu esposo e 3 filhos de 11 a 14 anos. Uma tia que já morou em Verona sugeriu irmos até Bolzano, mas ficamos em duvida pela estrada neste período. É tranquila ou precisamos por correntes nas rodas, etc? Depois de Bolzano para Cortina D’Ampezzo também dá pra fazer de carro nesta época do ano? E trem? é uma opção melhor considerando que estamos em 6? obrigada.
Ola Patricia,
Estou indo para a Italia em dezembro com meu esposo e filhos pequenos. Achei interessante as dicas. Qual o melhor lugar para ficar como base com minha familia e ainda aproveitar para conhecer cidades e regiao por perto. Vamos passar 5 dias.
Abcs.
Olá Mayra.
Obrigada pelo contato e por prestigiar nosso Blog.
Acredito que Verona ou Trento são ótimas cidades para você ficar como base e conhecer as cidades menores ao redor.
Boa viagem,
Patrícia
Estou indo para a Italia em out, 2015, oportanto, gostaria de conhecer Sorvezene, aonde os meus antepassados …., familia burigo, Minha estadia vai ser na metade da bota, del a garda ou mais ou menos isso, poder me ajudar.
Olá Aquiles.
Obrigado pela mensagem.
Como exatamente poderíamos te ajudar?
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Oiii.. Estou adorando as dicas. Sou louca pra conhecer a Itália e queria saber um passo a passo de como fazer…se compro pacotes ou só as passagens de ida e volta… qual a quantidade mínima de dinheiro que posso levar e a máxima, se houver. Enfim… Obrigada desde já… kss
Olá, parabéns pelo post, foi o único que encontrei falando de Lamon, cidade natal de minha mãe. Vou ficar na Itália, França e Suiça por 27 dias, gostaria muito de conhecer Lamon, meu roteiro passa por Bolzano e Veneza, qual seria melhor para ir até lá? Tem como ir de trem ou onibus?
Olá Ruth, que legal que sua mãe seja de Lamon. Nosso bisavô era de lá e tanto o Alyson quanto eu já moramos lá também.
É um lugar bem lindo, cidade pequena com seus encantos.
Não tem trem para Lamon, você pega um trem até Feltre e de lá espera o ônibus (Dolomitibus) para Lamon. São só 10 km, é bem perto.
Boa viagem!
Olá =)
me casarei no final de janeiro de 2016, e queria MUITO fazer uma viagem de carro pela toscana, mas tenho ficado desanimada com o que ando lendo 🙁 . Li que a maioria das pequenas cidades praticamente hibernam neste período e que nem adianta tentar entrar, tenho medo de ter muita neve na pista e isto ser perigoso.. gostaria de saber tbm se neva muito na região ( ou só em cidade especifica mais altas) pois em minha opinião a paisagem fica mais bonita sem a neve. o que acha? Devvo adiar minha lua de mel?
Obrigada pela atenção e parabens pelo blog.
Olá Paula, como vai?
Se você quer escapar da neve, não viaje em janeiro. Não há uma “certeza” mas é muito provável que exista neve.
Agora, sobre a lenda da cidade deserta, tem cada um falando cada asneira na internet que dá até pena.
Eu já morei no norte da Itália, segundo os moradores locais pegamos a pior tempestade de neve de todos os tempos, mas nada parou.
A Europa está preparada para a neve. Mas, saiba que no inverno a oferta turística é menor.
Se você quer turismo no inverno, vá para as cidades grandes, ou para as montanhas de neve (ski).
Passeios charmosos em cidades pequenas não vão ser tão legais quanto no verão.
Lembre-se, durante o inverno não há céu azul o tempo todo.
Das duas uma:
– Ou você adia sua lua-de-mel;
– Ou encara algo mais realista em relação à época em que vai viajar;
Até já.
Patricia e Alyson,
Parabéns pela inicitiva e dicas e por compartilhar esse conhecimento e experiência com os demais, realmente são lugares lindos, venho planejando uma viagem para a Itália há algum tempo, até o momento não tinha visto nenhuma matéria quanto ao norte da Itália dessa forma, confesso que irei considerar esses roteiros para quando for viajar.
Olá Douglas.
Muito obrigado pelos elogios, significa muito para nós.
Você já viu este outro texto: Roteiro circular por pequenas cidades do Norte da Itália
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Patrícia
Gostei muitíssimo de suas informações. Pretendo visitar a Itália pela primeira vez em maio e não gostaria de ir através de excursões para ter mais liberdade. Será uma viagem de 12 dias. Preciso escolher algumas cidades como base e dali quais cidades valeriam a pena serem visitadas. Você teria alguma sugestão dessas cidades e de hotéis bons e próximos de pontos turísticos ou de meio de transporte fácil (metrô, trem)? Nessas cidades pequenas os hotéis são aconchegantes e mais em conta?
Puxa sua proposta é pouco realista.
Com 12 dias não será possível estabelecer bases e sair visitando cidades ao redor. Você tem o tempo contado, precisa saber bem onde quer ir, não escolher mais de 6 cidades e ficar bem no centro para poder aproveitar mais a parte turística.
Infelizmente não podemos nós dizer onde você deve ir, você precisa ter seus interesses, meus gostos são muito diferentes dos de minha esposa, quanto mais dos seus.
Falo com muito carinho no coração, você é quem precisa nos dizer onde quer ir e nós lhe daremos as dicas!
Patrícia,
Seria possível vc fazer um itinerário para uma viajem ao norte da itália (sem ser pacotes turísticos)? Tipo, cheguei no aeroporto, qual providencia a tomar?
Penso em 01 semana de visitação.
Obrigado
Olá Romário.
O roteiro personalizado seria um serviço que lhe podemos oferecer.
Nos avise no caso de desejar receber um orçamento.
Obrigado,
Alyson Regis Darugna (marido da Patrícia)
Alyson,
Gostaria de dicas sobre aluguel de carro Partindo do aeroporto de Veneza em direção a Zee am See Austria, após volto por Insbruk Treviso Avio Verona e Veneza retorno. Gostaria de saber se tem alguma restrição ao aluguel do carro? ( para sair da italia).
Olá Márcio.
Minha base para viagens pela Europa é normalmente Veneza, então seria o mesmo caso de sua próxima viagem.
Sempre alugo na Itália, viajo pela Europa com o carro, e devolvo o carro também na Europa. Não há restrições.
Estamos com um parceiro de aluguel de carros do mesmo grupo do Booking.com, o rentalcars.com, dê uma olhada em: viagensdicas.com/rentalcars
Vale a pena cotar com eles, se o preço não estiver bom, você pode gravar a cotação, eles chegam a te ligar depois (em alguns casos) para oferecer algum benefício.
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Olá
Adorei seu roteiro.
Ainda nao fui para o exterior, vou ano que vem no mes de maio.
procurei no google lugares da Italia para visitar e apareceu seu roteiro.
Adorei e pode ter a certeza, verei todos.
Vou também á França..Alguma sugestão?
Abraço
Que legal Ivanete.
Nós do Viagens Dicas ficamos bem felizes de poder contribuir com a viagem de nosso leitores.
Seria França na mesma viagem?
Obrigado,
Alyson Regis Darugna
Oi Alyson. Fui a trabalho. Eu sou consultor e fui fazer um projeto na cidade de Modena, pertinho de Milão. Foi uma exeriência encantadora e espero um dia poder repetir.
Abraços,
Carlos
Que legal Carlos.
Imagino que a experiência deva ter sido inesquecível!
Obrigado por compartilhar conosco!
Alyson Regis Darugna
Oi Carlos.
O roteiro que montei baseado nos seus emails acabou de entrar no ar.
O endereço é:
http://www.viagensdicas.com/europa/italia/roteiro-cidades-norte-italia/
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Oi pessoal.
Alguém já fez o roteiro Veneza-Cortina D’Ampezzo no mês de novembro? Pretendo ir agora a partir do dia 07. Vou alugar um carro em Veneza e subir conhecendo as cidades do roteiro descrito aqui, até chegar a Cortina.
Se alguém tiver alguma dica sobre o trajeto me ajudaria muito. Por exemplo, há risco de neve nessa época? Preciso de corrente? Existe pedágio nesse roteiro? Como é um trajeto curto, quais seriam os melhores locais para pernoite?
Obrigado.
Olá Carlos.
Sua pergunta é tão boa que me inspirou escrever um post sobre o tema. Assim que ficar pronto lhe aviso.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Alyson,
acabou que definimos o trajeto. Sairemos de Veneza e a primeira para será Bassano Del Grappa. Ficaremos lá por 2 noites. A ideia é ficarmos por Bassano e também por Marostica. Depois partiremos em direção a Lamon. Ficaremos mais duas noites em Fiera, de onde exploraremos a região.
Depois, ficaremos 8 noites numa casa que alugamos na cidade de Calalzo di Cadore (via AirBnb). De lá, vamos visitar todas as Cadore e, é claro, Cortina. O que não defini ainda é se depois que sair de Fiera irei descer em direção a Lamon e seguir a S550 em direção a Belluno, para então alcançar a região das Cadore, ou se irei me aventurar na SP347 partindo de Fiera e chegando em Valle di Cadore.
Se tiver algum desses trajetos ou tiver sugestão, agradeço.
Abraços,
Carlos Maciel
Olá Carlos.
Excelente escolha!
As duas opções que você mencionou para ir de Fiera di Primiero até as Cadore são ótimas opções.
A opção de incluir Lamon reverbera mais comigo porque Lamon é a terra dos meus antepassados.
Se você incluir Lamon visite o Bar / Gelateria Centrale, ao lado da prefeitura (Comune).
Se quiser dar uma olhada em óculos de grau e óculos escuros, visite a ótica do meu amigo Walter, que fica entre o Bar Centrale e a prefeitura. Ele é muito simpático. Diga que o Alyson indicou! 😉
Se você quiser algum item de mercado, visite o Supermercato Gaio, do Massimo, fale que eu mandei um abraço!
Se você estiver em Lamon em um final de semana (no inverno eles só abrem aos finais de semana, a partir de sexta), visite a Bar Trattoria Cavallino Caffè, é um local super especial. Em toda refeição a moça que atende enuncia as opções, não me recordo o nome dela (ela tem cabelo cacheado). Tente provar o antipasto de frios e funghi, delicioso!
Qualquer outra dúvida me avise, e assim que o artigo inspirado em sua pergunta for ao ar eu lhe aviso.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Obrigado, Alyson.
Com certeza Lamon está no meu roteiro, mesmo porque ficaremos 2 noites em Fiera de Primiero. Não sou fã de funghi, mas frios eu adoro! Presunto cru, parma, linguiças… Humm… Já os estou saboreando desde já. Já morei 6 meses na Itália e mal posso esperar para visitar novamente.
Pode deixar que procurarei as pessoas que mencionou e depois eu conto aqui como foi o passeio.
Abs,
Carlos
Que legal Carlos!
Estou com saudades daquele pessoal todo, visto que a última vez que os visitei foi em 2012, já está BEM na hora de voltar.
Maravilha, o trajeto Fiera di Primiero Lamon é lindo, cheio de túneis, e você passa ao lado de um lago de uma represa que no inverno costuma ficar tomado por neve. E são só 16km aproximadamente. Você pode subir à Lamon pela localidade Oltra, ou um pouco depois pela subida principal, com a qual você chegará mais diretamente ao centrinho de Lamon.
Você passou meio ano na Itália? Que maravilha! Onde foi isso? Você estava trabalhando ou estudando?
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Olá, estou indo para esta região, qual cidade devo fazer de base para conhecer a região?
Abraços
Leila
Olá Leila.
Tudo bem?
Acredito que Bassano del Grappa seria uma ótima opção. Eu mesmo já utilizei Bassano del Grappa como base para minhas aventuras por esta área.
Mas como Cortina d’Ampezzo fica um pouco longe de Bassano (nem é tanto o número de quilômetros, mas o fato de você pegar muitas estradas de montanha), talvez Cortina e arredores precisariam de uma nova base. Podes dormir na própria Cortina e explorar os arredores, ou escolher uma das pequenas Cadore para tal.
Trento seria outra maravilhosa base.
Este período nestas fantásticas cidadezinhas será para você certamente uma oportunidade de experimentar outro tipo de hospedagem. Nestas cidades menores é muito comum nos hospedarmos em hotéis de administração familiar e, onde há também um restaurante, normalmente delicioso. E não é raro você se deparar com opções de hospedagem + meia pensão, ou pensão completa. Considere esta opção se você estiver nos arredores do hotel no período destas refeições. A chance é enorme de que estas serão possivelmente suas melhores refeições em toda a Itália, ou até mesmo em toda a Europa (pra não dizer de toda a sua vida).
Aproveite sua viagem e vá nos contando suas decisões de hospedagem e itinerário, e também sua experiência depois do seu retorno.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Conheço estas cidades, especialmente Bassano del Grappa onde temos parentes. Sao maravilhosas. Realmente é incrível ver as muralhas, castelos e todas as festividades que elas proporcionam. Às vezes temos sorte de ver algumas, como a festa medieval que vi em Cittadella , outra cidadezinha do Veneto que é uma gracinha. Teu post é muito bom mesmo!
Olá Ana!
Muito obrigado pelos elogios e também por compartilhares essas dicas conosco.
Um abraço.
Alyson Regis Darugna
Olá Patricia, morei 4 meses em Marostica e conheci toda a região, inclusive Bassano, Trento, Verona, emfim, todas as cidades da região. Escrevo para lhe dizer que o Renzo Rosso, da Diesel, é nato a Brugine-PD, cidade natal de meus familiares. Brugine fica uns 15km ao Sul de Padova, vicino a Piove di Sacco… De toda forma, a região é muuito bonita… Grato!
Olá Alexandre.
Que legal teres morado em Marostica. Não conheço a cidade de Brugine, mas foi incluir no meu roteiro em minha próxima viagem a Itália.
Obrigada pelo seu comentário.
Boa tarde!
Encontrei suas dicas por acaso. O trisavô do meu marido é nato a Brugine. Sempre tivemos curiosidade de saber como é lá, se é um bom lugar pra morar. Temos pretensão de morar na Itália, em uma comune pequena daqui alguns anos. O que você pode me dizer sobre Brugine (para visitar e para morar)? Tem onde se hospedar lá?
Vai ser muito legal encontrar vocês aqui, venham logo!
Por nada, sempre bom ler os artigos que vocês escrevem. Tudo com muita dedicação, capricho e conhecimento!
Beijos.
Que bom que gostasse Chris! Também estou com muitas saudades da Itália, está na hora de voltar e dar uma passadinha em Londres para visitá-los.
Obrigada por prestigiar o blog!
Beijos
Que maravilhoso esse artigo, Paty!
Cada parágrafo que lia meu coração batia mais forte, saudades desses lugares lindos que eu e Patrick podemos conhecer e que, em sua maioria, foram dicas suas e do Alyson. Paraísos “escondidos” que merecem ser visitados e revisitados!
Parabéns, beijo.
êta mundão lindo>Show Patrícia.
Realmente existem lugares maravilhosos neste mundo, e a Itália com certeza tem alguns dos lugares mais lindos!
Obrigada por prestigiar o blog Americo.
Lindo artigo…. recordar é viver ….. vontade de voltar lá….
Obrigada pelo carinho Zita!
Beijos
Adorei o artigo de hoje Patrícia!
Me fez lembrar as cidades que já passamos e me deu vontade de voltar 😉
As que eu ainda não conheço, tive vontade de conhecer devido as suas explicações. Parabéns!
Obrigada Melanie!
Que bom que você gostou! A Itália é um país lindo e conhecer estas cidadezinhas sempre é um bom motivo para voltar.
Beijos